Quando você instala um garfo ou suspensão novos, altera a altura de sua mesa ou apenas pretende se livrar de alguns espaçadores. O corte da espiga provavelmente será o próximo passo, e agora???
Talvez esse procedimento não seja tão complicado, desde que possua as ferramentas e os cuidados necessários. Conversamos com Caetano Barreira, proprietário da Velodrome Bike Shop.
Caetano, quando se faz necessário o corte da espiga?
Nós recomendamos que o corte da espiga seja feito após o bike fit. No caso das espigas Aheadset o corte deve ser feito o mais rente à mesa possível.
Apesar de não ser “obrigatório” em garfos de alumínio, recomendamos eliminar o excesso acima da mesa por questão de segurança, pois o risco do ciclista se machucar, em caso de acidente, é maior.
Em garfos com espiga de carbono o corte rente ao topo da mesa se torna obrigatório, pois diferente da aranha usada em espigas de alumínio/aço, o expander realiza uma “contra força” no aperto da mesa, tornando a possibilidade de quebra menor. O corte errado e consequente não posicionamento correto do expander pode acarretar danos à espiga de carbono e também quebra de garantia de alguns fabricantes.
Alguns clientes, que possuem uma configuração mais agressiva, com a mesa mais baixa, preferem realizar o corte um pouco mais alto, para a espiga não ficar muito curta, facilitando assim a negociação, em caso de revenda. Talvez nesses casos possam ser usados como alternativa, expanders mais longos, difíceis de serem encontrados no mercado. A peça deve completar totalmente a área de contato da mesa ou pelo menos a altura dos parafusos de fixação
Mas, em um mundo ideal o corte deve ser feito rente à mesa.
É possível realizar esse procedimento em casa?
Sim, é totalmente possível. Desde que você tenha ferramentas adequadas e de boa qualidade. Garfos e espigas são produtos delicados, mesmo os de alumínio. Então, além das ferramentas, reforçando, de boa qualidade, é importante saber usá-las da maneira correta.
Por exemplo, existe a serra comum de corte (amarela) que é usada para espigas de aço e alumínio e existe a serra específica para o carbono, esta uma serra de desbaste, de abrasão, repare na foto que ela parece uma lixa. Nunca deve ser usada a serra de corte em espigas de carbono. Quem já tentou serrar bambu com serrote deve ter percebido as fibras correndo para os lados, esse efeito é semelhante na espiga de carbono, por isso o uso de uma serra específica se faz necessário.
Ainda temos o cortador de tubos, uma ferramenta bem prática e bem fácil de usar, que dispensa o uso da guia de corte. Porém se não for de boa qualidade você terá dor de cabeça. O preço pode ser um bom parâmetro: um bom equipamento gira em torno de R$300,00, se o valor estiver bem abaixo disso, desconfie.
O cortador de tubos também nunca deve ser usado para corte de espigas de carbono, em geral causa trincas em regiões não visíveis.
Outra ferramenta utilizada é a guia de corte, onde a espiga é inserida e o corte é realizado de maneira perpendicular. Mais uma vez temos equipamentos para serra comum e serra de carbono, pois a serra abrasiva possui corte também na lateral tornando-a mais larga. É possível também realizar alguma adaptação nas guias mais justas, mas também não recomendável.
Qual a técnica correta? O ideal é montar o cockpit para checagem antes de serrar a espiga, correto?
Sim, totalmente necessário. Como já havia comentado, o ideal é realizar o bike fit, deixando a bike pronta e só então realizar a marcação para o corte.
Se você é quem está fazendo fit e não um profissional especializado, nós recomendamos deixar um espaço para cima da mesa, para eventuais alterações. Lembre-se do expander maior, no caso de espigas de fibra de carbono.
Em todo caso é melhor errar para cima do que para baixo, pois para baixo você perde o garfo.
Nas minhas bicicletas, quando é garfo de carbono eu deixo na altura correta, mas em espigas de alumínio geralmente deixo um pequeno espaçador acima da mesa, para uma possível alteração de altura.
Após o corte, provavelmente você terá que reposicionar as aranhas (afundar mais), para isso existe uma ferramenta especial que é fixada na peça mantendo-a alinhada e também possui uma guia de profundidade para posicionar a aranha de maneira correta.
Sem essa ferramenta você corre o risco de instalar a aranha de maneira torta e, ao tentar arrumar, afundá-la cada vez mais.
Para espigas de carbono, é necessária a utilização de algum equipamento especial? (serrinhas, torquímetro)
Temos as guias especiais e serra de carbono, que deve estar nova. Quando velha ela tem uma tendência de desfiar o carbono, diminuindo sua resistência. Além disso, não deve ser aplicada pressão contra o carbono, pois pode causar trincas e fissuras internas.
O torquímetro deve ser usado basicamente em toda a montagem da mesa, independente de ser alumínio ou carbono. Caso não seja usado e você aperte “na mão”, corre dois riscos: 1 de não ter aperto suficiente e a peça se soltar durante o uso e 2 você apertar demais e espanar o parafuso ou a rosca de mesa. Então, torquímetro de boa qualidade sempre, tanto em carbono quanto alumínio.
Entre a tampa da mesa e a mesa, precisa realmente ter um espaçador?
Esse espaçador somente se faz necessário em algumas situações bem específicas. No caso de preservar um pouco da altura da espiga, como dito acima e no uso de algumas tampas quem possuem um aprofundamento no miolo delas. Nas demais situações não é necessário.
E, finalmente para o alinhamento o guidão/roda, qual a mágica?
Com relação ao alinhamento de guidão/roda não tem mágica!
Existe um alinhador com laser pointer. Até temos essa ferramenta, apesar de não usar. Mas de verdade, o alinhamento é experiência mesmo.
Também é interessante verificar se a roda está alinhada, e bem instalada no garfo.
Então, resumindo toda a história, além das ferramentas adequadas, é importante que a pessoa esteja segura e tenha técnica necessária para realizar o procedimento, sob pena de perder o garfo.
Uma dica pra quem nunca fez, é fazer um corte muito superior ao que precisa, pra ver se acerta.
Caso erre ou não se sinta confortável para realizar o procedimento, estamos à disposição aqui na loja!